Trilhas Ecológicas

No entorno da Pousada, dentro da Fazenda, você pode fazer caminhadas com guia por trilhas ecológicas no Morro São João, dentro da mata atlântica. O Morro São João é conhecido por ser um vulcão extinto há 60 milhões de anos. A aventura, considerada semi pesada, pode durar até 6 horas de caminhada, tudo brindado pelo espírito aventureiro e pela experiência com a natureza. Do alto do Morro, num mirante natural, pode-se desfrutar da melhor vista de Barra de São João e arredores.

Rio São João

O pé do morro, em grande parte de sua extensão, passa o rio São João, onde se encontram pequenas e belas praias, e abundantes manguezais, com pequenas trilhas. 

O passeio pelo rio parte de Barra de São João e pode levar duas horas. Horário previamente marcado.

 
 

Passeios na Fazenda

Dentro da Fazenda São João, é possível fazer passeios para conhecer o curral onde poderá ver a ordenha, o aprisco (casa dos carneiros) e conhecer nossa criação da raça Santa Inês e a Cachoeira, que abastece Barra de São João e Rio das Ostras até o ano de 2003.

 

 

 

Além de proporcionar momentos inesquecíveis de lazer e tranquilidade bem pertinho da natureza, a Pousada Fazenda São João tem um compromisso com a preservação e a sustentabilidade.


 

RPPN

A sede da Fazenda foi construída em 1784 e ao longo desses 225 anos passou por vários donos. Mas ninguém se preocupou tanto com a preservação do patrimônio histórico e natural do que o Sr. João, proprietário há 35 anos.

Quando a Fazenda foi adquirida, mesmo não havendo ainda nenhuma consciência ecológica, já havia a preocupação com a recuperação da Mata Atlântica, que teve boa parte substituída pelo cultivo de bananas.

Energia Solar

Toda essa área foi reflorestada e hoje, além de estar integrada numa Área de Preservação Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, a Fazenda São João está em fase final do processo para se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 210 hectares.

A RPPN é uma unidade de conservação criada em área privada com o objetivos de proteção dos recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre outros serviços ambientais. Um ato voluntário do proprietário, que assume um compromisso com a preservação da natureza.

O aproveitamento da energia solar é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das melhores alternativas energéticas para enfrentar os desafios do novo milênio. A preocupação com o futuro do planeta, fez com que a Fazenda utilize energia solar para aquecer as suítes.

 

 

Morro São João

O Morro São João tem quase 60 milhões de anos e está localizado numa área com grande potencial para o desenvolvimento do turismo científico e ecológico. Do alto de seus 806 metros, o belíssimo Morro São João domina a paisagem na faixa costeira da região, no trecho que vai de Búzios a Macaé. Seu perfil pode ser contemplado a grandes distâncias, revelando uma forma que sugere a geometria de um vulcão.

Mas na verdade o Morro São João nunca foi um vulcão propriamente dito, mas sua forma topográfica é herança de um evento vulcânico que dominou a região por volta de 60 milhões de anos atrás.

Hoje, o Morro de São João é referência na paisagem exuberante da faixa litorânea da Costa do Sol. Recoberto de Mata Atlântica, do topo aos pés, atrai amantes das caminhadas por trilhas ecológicas e pesquisadores, que inclusive já descobriram uma espécie de opilão - um aracnídeo, da mesma classe das aranhas, escorpiões e carrapatos – que só existe no São João.